Direção-Geral das Artes reforça programas de apoio a projetos em um milhão de euros

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, aprovou um reforço financeiro superior a um milhão de euros para os Programas de Apoio a Projetos abertos pela Direção Geral das Artes (DGARTES) em maio. A verba global totaliza cerca de 3 milhões 973 mil euros.

O reforço surge na sequência do elevado número de candidaturas submetidas, que ultrapassou em cerca de 150% os números relativos a 2019. Esta medida tem como objetivo reforçar a resposta aos desafios atualmente enfrentados pelo setor artístico português.

No Programa de Apoio a Projetos – Criação e Edição (que abriu com uma dotação financeira de 1 milhão e 700 euros) o reforço é de 720 mil euros, permitindo financiar mais 33 projetos do que o previsto com a dotação financeira inicial; no Programa de Apoio a Projetos – Programação e Desenvolvimento de Públicos (inicialmente com 700 mil euros)  o reforço é de 290 mil euros, permitindo financiar mais 11 projetos e no Programa de Apoio a Projetos – Internacionalização (inicialmente com 400 mil euros)  o reforço é de  cerca de 163 mil euros permitindo financiar mais 19 projetos.

Em relação à distribuição dos montantes do reforço (tanto global, como por patamares), a DGARTES informa que será mantida a lógica inicial, aplicando-se as mesmas proporções previstas anteriormente.