Este sábado, um pouco por todo o distrito de Beja, são muitas as localidades que cantam as Janeiras, aos Reis e ao Menino. Beja, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Vidigueira, Moura, Ourique, Odemira e Serpa propõe serões musicais com actuações de vários grupos corais.
O Coro do Carmo de Beja realiza esta noite, um concerto de Reis. A iniciativa agendada para as 21h15, na Igreja do Carmo, conta com a participação do Coro Juvenil do Carmo.
Em Aljustrel, anoite é dedicada ao cante das Janeiras, cante ao Menino e aos Reis. A partir das 21 horas, a Igreja Matriz recebe a actuação de vários grupos corais, entre os quais o Grupo Coral “Flores de Primavera” de Ervidel, do Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel, Grupo Coral Feminino “Rosas de Abril” de Rio de Moinhos e Grupo Coral “As Margens do Roxo” de Ervidel.
À mesma hora, em Ferreira do Alentejo, dez grupos corais cantam as Janeiras à roda do lume. Os grupos “Misto de Alfundão”, Alma Alentejana, Alma Nova, Margaridas de Peroguarda e Margaridas de Maio vão percorrer vários locais da vila, terminando a sua actuação na Praça Comendador Infante Passanha.
Vidigueira não fica de fora, e também realiza, este sábado, uma noite de Reis.
No tradicional Cante dos Reis, participam o Grupo Coral “Os Vindimadores de Vidigueira” e o Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.
A iniciativa tem início no Largo da Cascata, às 20h30, percorre vários locais da vila e termina na Praça da República, junto ao edifício da Câmara Municipal, com prova de bolo-rei e licoroso, ao redor de uma fogueira.
Moura prossegue as comemorações que começaram ontem. Pelas 20h30 está prevista a actuação do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense, no recinto do Castelo, seguindo-se a distribuição de bolo-rei.
Ourique não foge à regra. Canta as Janeiras, aos Reis e ao Menino na Igreja Paroquial de Panóias e na Igreja Paroquial da Conceição. Actua o Grupo Coral e Etnográfico “As Camponesas” de Castro Verde.
Em Odemira, o Cineteatro Camacho Costa, recebe a partira das 21h30 o Concerto ao Reis com a participação do Coral Atlântico.
Serpa canta aos Reis pelas principais artérias da cidade. A iniciativa que conta com a participação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa tem início e fim na Praça da República.