Distrito de Beja comemora 25 de Abril

Distrito de Beja comemora 25 de Abril

Os 45 anos da Liberdade são assinalados com várias iniciativas em todo o distrito de Beja. Fogo-de-artifício, concertos e exposições são alguns dos destaques.

A Ovibeja é o epicentro das comemorações do 25 de Abril dada a parceria estabelecida entre a Câmara de Beja e a ACOS- Associação de Agricultores do Sul.

A abertura das “Ovinoites” é feita, hoje, por António Zambujo que traz a Beja o seu mais recente álbum “Do Avesso”.

O concerto é comparticipado em 50% pelo município. A entrada para o espectáculo é gratuita a partir das 22 horas.

A primeira parte do concerto estará a cargo dos Pringá que prometem animar a noite com os ritmos do flamenco, a partir das 22h00, e à meia-noite haverá fogo-de-artifício.

Em Castro Verde, o 45º aniversário do 25 de Abril é assinalado com cante alentejano e musica filarmónica. Esta noite, a Praça da República recebe o concerto dos Virgem Suta.

As comemorações estão inseridas no Festival Primavera do Campo Branco, que propõe a partir do dia 20 de Abril, concertos, exposições, teatro, livros, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre.

Em todo o concelho de Aljustrel, até ao final do mês, estão agendados espectáculos musicais, teatro infantil, poesia popular, cante, música popular alentejana, cinema, apresentação de livros, maratona de fotografia, distribuição de cravos, exposição pintura e almoços convívios.

Esta quarta-feira, à meia- noite, na Praça da Resistência está previsto o espectáculo comemorativo do 45º aniversário do 25 de Abril com a “Banda da SMIRA e Vozes da Nossa Terra”. Hoje acontece também, um espectáculo pirotécnico e o concerto com Bárbara Bandeira.

A Câmara de Odemira anuncia que “volta a cumprir a tradição de comemorar os valores da democracia e da liberdade, com um mês repleto de actividades, que vão desde a música, literatura, artes plásticas, folclore, cante alentejano, fogo-de-artifício e desporto”.

As festas em Odemira começam, esta noite, no Largo Brito Pais, com o espectáculo de Blaya. Depois do simbólico Hastear da Bandeira no Edifício dos Paços do Concelho, com a leitura de Poema de Abril, à meia-noite, segue-se o Festival Piromusical. A noite de concertos continua com a actuação dos The Gift.

Em Ourique, as comemorações do 25 de Abril associam-se ao nono aniversário da Biblioteca Municipal. “Cantar Abril com os alunos do Agrupamento Vertical, inauguração da exposição de desenho e pintura “Há sempre algo a acrescentar” às 21 horas e às 21h30, a apresentação do Livro “Nada mais havendo a acrescentar- livro 3” são algumas das propostas.

Mértola propõe várias iniciativas. Esta noite, pelas 21h30, o Cine- teatro Marques Duque recebe o concerto “Juntos pela Liberdade”.

Vidigueira propõe uma Feirinha de artesanato, a partir das 20 horas, animação musical às 21h30, com Vozes do Alqueva e à meia- noite, fogo-de-artifício.

Em Serpa, pelas 21h30, no cineteatro municipal, há animação musical com Grupo Coral os “Ceifeiros de Serpa”, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.

Está também prevista entrega de cravos, uma intervenção alusiva à data, o concerto “Mural da História”- Samuel convida Adelaide Ferreira, o lançamento de Morteiros do Alto da Forca, a arruada com a Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e fogo-de-artifício.

Ferreira do Alentejo propõe a inauguração da exposição de fotografia Lanzarote “A Janela de Saramago” de João de Vilhena, um espectáculo às 22h30 com a orquestra jazz de Évora, e Fogo de artificio à meia-noite no Jardim Público.

O 45.º aniversário do 25 de Abril assinala-se em todo o concelho de Moura, com iniciativas organizadas pela Câmara Municipal, juntas de freguesia e movimento associativo.

Esta noite, pelas 21 horas, no Cineteatro Caridade, está prevista a apresentação de conteúdos e entrega de prémios do 1.º Concurso de Curtas-Metragens de Moura, que tem como tema central a “Ditadura em Portugal”. Pelas 22h30 realiza-se um momento musical, seguindo-se fogo-de-artifício.

Almodôvar inaugura, esta tarde, pelas 17h30, a exposição Coletiva D’Arte Alentejo – 25 de Abril – 45 Anos a mostra está patente no Fórum Cultural de Almodôvar até dia 26 de maio.

Em Barrancos, a noite é de baile com a orquestra “Gran Trio Deley”, no Quintalão de Festas. À meia-noite há fogo-de-artifício.

 

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Cante
27/03/2026
Cante Alentejano conquista o Algarve e passa à frente do “Corridinho”
Almodôvar
21/03/2026
Instrumentos de Teclas continuam a marcar agenda cultural de Almodôvar
CCDR A
19/03/2026
Alentejo abre portas a milhões da Europa: guia promete ajudar projetos culturais a vencer candidaturas
Almodôvar
15/03/2026
Almodôvar inicia Ciclo da Música para Instrumentos de Teclas
Aljustrel
14/03/2026
Aljustrel assinala centenário do Grupo Coral dos Mineiros
Castro Verde
12/03/2026
Castro Verde mostra esculturas de Moisés Preto Paulo
09/03/2026
Histórico: Beja leva o Cante à Eurovisão com os Bandidos do Cante
09/03/2026
Beja: Museu Jorge Vieira na rota nacional da arte contemporânea com financiamento milionário