Distrito de Beja é o mais afetado pela falta de professores no Alentejo

Beja está no centro das preocupações do setor educativo. O distrito é, segundo o Sindicato de Professores da Zona Sul, o mais atingido pela falta de docentes em todo o Alentejo, numa crise que está a deixar milhares de alunos sem aulas.

O ministro da Educação já tinha confirmado no Parlamento que existem 480 agrupamentos de escolas com horários por preencher, incluindo 12 agrupamentos com dez ou mais turmas totalmente sem professor. No total, mais de três mil alunos do 1.º ciclo continuam sem professor titular em Portugal.

No Alentejo, a situação replica a tendência nacional e Beja destaca-se pela negativa. O Sindicato de Professores da Zona Sul alerta que as direções escolares estão a recorrer cada vez mais a horas extraordinárias, sobrecarregando docentes que já acumulam elevado esforço e desgaste.

O Governo reconhece o problema. O ministro Fernando Alexandre recorda que o Orçamento do Estado para 2026 prevê 118 milhões de euros para medidas de atração e fixação de professores, desde apoios à deslocação a concursos externos extraordinários.

Ainda assim, no distrito de Beja, a falta de docentes continua a colocar em causa o normal funcionamento das escolas e o direito às aulas de centenas de crianças.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

29/03/2026
Operação da GNR encerra hoje
Almodôvar
29/03/2026
Almodôvar fecha Ciclo da Música para Instrumentos de Teclas 2026
Castro Verde
29/03/2026
Festival “Sabores do Borrego” dinamiza economia local  
Beringel
29/03/2026
Buba Espinho e amigos nos “Sabores no Barro”
Beringel
28/03/2026
“Sabores no Barro” continuam a animar Beringel
28/03/2026
SEDES dá aula de Democracia em Beja
Castro Verde
28/03/2026
Castro Verde disponibiliza nova plataforma de gestão de concursos
28/03/2026
IPBeja inicia formação na área energética