Distrito de Beja tem três “Autarquia + Familiarmente Responsável”

As Câmaras de Almodôvar, Mértola e Ourique são as únicas no distrito de Beja distinguidas com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) acabou de divulgar os 108 municípios portugueses que vão receber, dia 6 de dezembro em Coimbra, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Na sua 15ª edição, o Observatório registou o maior número de participantes.

Este ano são 16 os municípios estreantes na distinção.

Não é o caso do Baixo Alentejo onde as Câmaras de Almodôvar, Mértola e Ourique já ostentam este galardão há vários anos.

Em Almodôvar, o Observatório destaca como medidas para a atribuição da bandeira a criação do gabinete de apoio jurídico para todas as famílias, o apoio domiciliário a famílias com pessoas em situação de fragilidade social e os protocolos com instituições que promovem um apoio integrado às famílias.

Em Mértola enaltece a devolução do IRS às famílias, a criação de um banco de puericultura e a comparticipação em tratamentos.

Em Ourique evidencia o gabinete de apoio jurídico para todas as famílias, a promoção de redes familiares e de grupos de desenvolvimento infantil.