Dívida da Câmara de Serpa recuou

A Câmara Municipal de Serpa reduziu o valor da dívida em mais de 1 milhão e 700 mil euros entre Junho de 2014 e Abril de 2015.  
Dívida da Câmara de Serpa recuou

A autarquia refere, em nota de imprensa, que “mediante um esforço intenso e uma preocupação permanente no sentido do equilíbrio financeiro das contas do município”, a dívida actual é de 10 milhões e 473 mil euros euros, sendo que em Junho de 2014 ascendia a um total de 12 milhões e 185 mil euros.

A Câmara adianta que “a situação financeira do município de Serpa começou a agravar-se a partir de meados de 2010, com as sucessivas reduções das transferências do Orçamento de Estado e, sobretudo, com a mudança da legislação que alterarou os limites de endividamento das câmaras levando a que o município ficasse automaticamente em incumprimento relativamente ao endividamento líquido em 2012”.

Apesar das dificuldades, o município garante que “tem tentado encontrar as soluções mais adequadas, continuando a assegurar as obras e projectos em curso e previstos e o investimento local, bem como os compromissos financeiros no âmbito das candidaturas aprovadas no Quadro Comunitário de Apoio 2007-2013”.

O presidente da Câmara de Serpa realça que as medidas tomadas desde 2010 para equilíbrio das contas, estão a dar resultados.

Tomé Pires frisa que a situação financeira da Câmara é “normalíssima” no conjunto dos municípios portugueses.

O autarca esclarece que a maior fatia da dívida (cerca de 7 milhões de euros) diz respeito a empréstimos de médio e longo prazo à banca contraídos para aproveitamento do anterior Quadro Comunitário de Apoio.

O presidente da autarquia adianta que a dívida a pequenos fornecedores é reduzida. A Câmara está a pagar a 90 dias.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

14/04/2026
Baleizão brilha a nível nacional: freguesia distinguida por excelência social
26/01/2026
Força Aérea recebe quarta aeronave KC-390 e ‘kit’ de reabastecimento aéreo
Vidigueira
22/01/2026
Câmara de Vidigueira apoia 15 rendas em 2026
15/01/2026
Ministra do Ambiente anuncia 160 ME para intervenções no setor da água no Alentejo
14/01/2026
IPBeja recebe candidaturas para as Bolsas “BEP.Estudante”
04/01/2026
Odemira recebe hoje Caminhada dos Reis
Serpa
30/12/2025
Programa Serpa 30-12-2025
Odemira
23/10/2025
Trabalhadores de Odemira decidem investimento de 25 mil euros no Orçamento Participativo Interno