EDIA promove projeto de rearborização e requalificação em Alqueva

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) está a dinamizar um projeto de rearborização que contempla uma área de, aproximadamente, 30 hectares (ha).

A iniciativa desenvolve-se em seis áreas-piloto, em terrenos adjacentes ao regadio na Albufeira de Alqueva.

Estas ações são aplicadas nos concelhos de Beja, Vidigueira, Moura e Serpa e “implica a intervenção em várias massas de água do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e ecossistemas ribeirinhos associados”, revela a EDIA em nota de imprensa.

De acordo a Empresa que gere o Alqueva, esta iniciativa pretende contribuir “para a melhoria gradual do estado das diferentes massas de água do EFMA, com intuito de atingir o bom estado ecológico; favorecer a biodiversidade autóctone e colaborar para uma diversidade no mosaico da paisagem e também a promoção de áreas que possam vir a potenciar o sequestro de carbono e garantir a conetividade entre habitats com a criação de corredores ecológicos”.

A mesma fonte sublinha que este modelo de intervenção ajuda na recuperação de paisagens naturais com técnicas de retenção de água e novas plantações com soluções que garantem a resolução dos problemas relacionadas com a erosão dos solos.

As explicações são de José Pedro Salema, presidente da EDIA.