O Anuário Agrícola de Alquevacelebra a sua décima edição com a publicação referente a 2024 que pode ser consultada no site da EDIA.
De acordo com a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), “o anuário sistematiza dados sobre as diferentes culturas e variedades com elevado potencial agrícola em Alqueva, analisando a sua rentabilidade económica e as tendências variáveis dos mercados nacionais e internacionais”.
“O documento visa apoiar agricultores, técnicos e investidores interessados no desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a tomada de decisões informadas e estratégicas”, realça a EDIA.
A mesma fonte recorda que “o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), atualmente com 130 mil hectares em exploração, tem em curso uma fase de expansão que prevê a instalação de mais 25 mil hectares”.
Segundo a EDIA, “a expansão de Alqueva, não só fortalece a capacidade produtiva da região, como também, exige uma gestão cada vez mais eficiente e sustentável da água, essencial para a resiliência agrícola e a adaptação às condições climáticas”.
A elaboração deste documento resulta da recolha de informação sobre as diferentes culturas, junto de especialistas, de produtores da região, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor.
Foram também consultados dados e a informação disponível do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da Agricultura e Pescas (MAP).