12°C
Scattered clouds

EDP inaugura no Alqueva “maior parque solar flutuante” em albufeira na Europa

EDP inaugura no Alqueva “maior parque solar flutuante” em albufeira na Europa

A Central Solar Flutuante de Alqueva, no Alentejo, “o maior parque solar flutuante” numa albufeira de barragem na Europa, é inaugurado na sexta-feira, num investimento de seis milhões de euros, revelou hoje a EDP.

A inauguração está marcada para as 10:30 de sexta-feira, com uma cerimónia no coroamento da barragem do Alqueva, entre os concelhos de Portel (Évora) e Moura (Beja), seguindo-se uma visita de barco à central solar flutuante, de acordo com a EDP.

A central solar flutuante é constituída por “perto de 12 mil painéis fotovoltaicos” e foi deslocada, em 05 de maio, desde a margem até à zona definitiva da albufeira, explicou à agência Lusa a EDP, em esclarecimentos prestados através de correio eletrónico.

Aí, “foi ancorada para ser posteriormente ligada à rede” e entrar em operação este mês, acrescentou a empresa, indicando que a central “levou cerca de sete meses a ser montada e a entrar em operação”.

Há cerca de cinco anos, a EDP lançou o então primeiro projeto de solar flutuante numa albufeira de barragem a nível mundial, no Alto Rabagão, no distrito de Vila Real, “cujo sucesso permite agora alavancar projetos de maior escala”.

O projeto do Alqueva é, pois, “o maior parque solar flutuante em albufeira de barragem na Europa”, realçou a empresa portuguesa, “pioneira a nível europeu no desenvolvimento da tecnologia de solar flutuante”.

“A tecnologia solar flutuante é uma inovação decisiva no aproveitamento de recursos e na expansão de energias renováveis, que contribuem para reduzir a dependência energética de outras fontes e acelerar o processo de descarbonização”, argumentou.

Este novo projeto em Alqueva, que envolve um investimento total de seis milhões de euros, “está em linha com a estratégia da EDP de ser 100% verde até 2030 e de aumentar o investimento em projetos de inovação e de renováveis”, destacou.

Segundo as estimativas, a central solar flutuante na albufeira alentejana, com uma potência de 5MW (megawatts), deverá produzir cerca de 7,5GWh/ano (gigawatts por hora/ano).

“A expectativa é que venha a abastecer o equivalente a mais de 30% das famílias da região (Portel e Moura), o que corresponde a cerca de 1.500 famílias (média de quatro pessoas por agregado)”, indicou a EDP.

A plataforma ocupa quatro hectares, “o equivalente a cerca de 0,016% do espaço total da albufeira do Alqueva”, referu.

O projeto de solar flutuante nesta albufeira inclui ainda a instalação de baterias com uma capacidade de armazenamento de cerca de 2MWh.

Os flutuadores da central, produzidos por uma empresa espanhola, incluem compósitos de cortiça desenvolvidos pela Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim, os quais “estão a ser testados pela primeira vez neste parque solar”.

Esta inovação, além de contribuir para reduzir o peso da plataforma em 15%, ajuda a diminuir a pegada de dióxido de carbono (CO2) do projeto em cerca de 30%, indicou a EDP.

Na cerimónia de inauguração, estão previstas as presenças do primeiro-ministro, António Costa, do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e do presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, entre outros, disse a empresa.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

04/06/2024
ACOS tem nova aplicação para leilões de bovinos à distância
Alentejo
27/05/2024
Produção de feno poderá triplicar no Alentejo
15/05/2024
Projeto RAIA desafia comunidades a apresentarem problemas e soluções
Feira de Garvão
13/05/2024
Um olhar sobre a Feira de Garvão (Com fotogaleria)
09/05/2024
Feira de Garvão discute desafios da agropecuária e do montado
04/05/2024
“Agricultores são fator de coesão territorial”, diz Ministro da Agricultura
03/05/2024
O centro do sul afirma-se na grande feira (com vídeo)
02/05/2024
Programa “Alqueva Sustentável” entrega prémios