12°C
Scattered clouds

Eleitos CDU consideram “deplorável” processo de atribuição de medalhas (act.)

Eleitos CDU consideram “deplorável” processo de atribuição de medalhas (act.)

“Deplorável” é como os eleitos da CDU na Assembleia e Câmara Municipal de Beja classificam o processo de atribuição das Medalhas de Mérito Municipal.

Na reunião de Câmara realizada a 3 de maio este órgão aprovou a proposta de atribuição do nome de José Manuel da Costa Carreira Marques ao Parque da Cidade, obra construída durante o Programa Pólis e a atribuição de medalhas de mérito municipal ao Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz, a Francisco José Gaitinha Correia Rosa, à Associação Lêndeas d’ Encantar, a José António Jacinto Parrinha e a Francisco Maria Penacho Carocinho.

Na reunião da Assembleia Municipal realizada a 9 de maio foram apenas aprovadas as três primeiras propostas e rejeitadas as três últimas.

A CDU garante que votou favoravelmente todas as propostas apresentadas quer na Câmara quer na Assembleia.

Os eleitos da CDU entendem que o processo foi “deplorável, porque expõe de forma absolutamente indecorosa o bom nome de personalidades e instituições”.

“É lamentável que o executivo socialista, e a força política que o suporta, não consiga, de forma reiterada, gerar um consenso em torno da atribuição destas distinções, que evite este vergonhoso processo”, adiantam os comunistas em nota enviada às redações.

A CDU considera ainda que é “lamentável” também “a posição dos eleitos do PSD/ Beja Consegue, que, contrariando até a votação e propostas do seu eleito na Câmara, alinhou neste indecente episódio”.

“A manter-se no futuro este tipo de comportamento os eleitos da CDU ponderarão a possibilidade de não se envolverem em mais nenhum processo de atribuição de medalhas que só serve para a descredibilização de cidadãos e instituições” conclui a CDU.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, mostra-se “incrédulo” com a posição da CDU. O autarca frisa que em reunião de Câmara ficou “claro” que algumas das propostas de mérito social não eram unânimes e poderiam ser reprovadas, dada a liberdade de voto dos eleitos da Assembleia.   

A CDU é um partido sem “credibilidade”, conclui Paulo Arsénio.

José Pinela Fernandes, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Beja, considera que esta posição da CDU “viola” o secretismo da votação.

O grupo de Deputados Municipais eleitos pelo Partido Socialista à Assembleia Municipal de Beja manifesta a sua “estranheza e incredulidade” face ao comunicado da CDU.

Para os socialistas “sendo a decisão de voto um ato exercido em consciência e liberdade, estranhámos que a CDU considere o sentido de voto como um dado adquirido à priori, à revelia do respeito pelos mais básicos princípios democráticos instituídos desde o dia 25 de Abril de 1974”.

Os eleitos do PS lembram que em “múltiplas situações idênticas ocorridas anteriormente, a CDU entendeu que votar contra algumas propostas de atribuição desta distinção a entidades e personalidades que se destacaram pelas suas contribuições para a sociedade e para o concelho, sem que em momento algum tenham considerado que o sentido de voto exercido pelo seu grupo de Deputados Municipais “expusesse de forma absolutamente indecorosa o bom nome das personalidades e instituições em causa”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

20/03/2024
Equipamento de Ressonância Magnética é hoje inaugurado em Beja
01/09/2023
Moura apela à separação seletiva dos biorresíduos
01/09/2023
Ivandro sobe ao palco na “Feira Anual de Cuba”
01/09/2023
Castro Verde: “Festival Castro Mineiro” arranca esta sexta-feira
01/09/2023
Odemira promove “Setembro, uma imersão cultural”
01/09/2023
“Quinteto Quebra Tudo” e “Latin Jazz” no primeiro dia do “Be Jazz”
01/09/2023
Serpa e Vasco da Gama de Vidigueira deslocam-se ao Barreiro
29/08/2023
Executivo promove “precariedade laboral” diz CDU de Beja