Eleitos da CDU na CM Beja acusam executivo PS de “falta de estratégia” municipal

Os eleitos da CDU- Coligação Democrática Unitária na Câmara de Beja vêm em nota de imprensa expressar aquela que dizem ser a sua preocupação com a “falta de estratégia do atual executivo municipal”.

O documento enviado às redacções refere que “os eleitos da CDU visitaram a Rua da Lavoura e outras obras e constataram que o projeto de requalificação dessa rua, pensado no âmbito de uma estratégia mais vasta de promoção da atratividade para investidores e fixação de empresas na zona industrial, não está a ter continuidade”.

Segundo os comunistas, “a segunda fase do projeto incluía a construção de uma passagem superior sobre a linha de caminho de ferro, que facilitaria o acesso à Zona de Atividades Económicas (ZAE), ao Bairro de São Miguel e à Estrada da Carocha”.

De acordo com a nota de imprensa “algumas das obras desta ZAE, lançadas no anterior mandato, integravam uma estratégia que consistia na cedência de terrenos a baixo custo de forma a promover a captação e fixação de empresas”.

A Coligação Democrática Unitária acusa o actual executivo de “afastar potenciais interessados”, ao “onerar os investidores com o pagamento das infraestruturas”.

João Rocha, vereador da CDU na Câmara de Beja diz que o “executivo de maioria PS pouco ou nada tem feito para estimular investimento”, principalmente, no que diz respeito “às pequenas e médias empresas”.

Em seu entender, devem ser aproveitadas as mais-valias do Empreendimento de Alqueva e agricultura de regadio, uma vez que “esta Zona de Actividades Económicas tem as condições ideais para se transformar num centro de empresas transformadoras no ramo das agro-indústrias, (…), contribuindo para a fixação de jovens no Concelho”.

João Rocha diz ainda que nestes dois anos, o executivo PS “não tomou qualquer medida ou política de incentivo, demonstrando não ter qualquer visão e estratégia para o desenvolvimento de Beja”.

A Rádio Pax tentou sem sucesso contactar Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja.