EMAS aposta em bebedouros inovadores e amigos do ambiente

A EMAS de Beja tem em marcha o projeto denominado “Água para todos”, que resulta da recetividade e do sucesso junto da população, da Iniciativa de Participação Pública da EMAS, no que concerne à instalação de bebedouros de dupla funcionalidade, para pessoas e animais domésticos em espaços públicos.

Neste sentido, a EMAS revela que aproveitou o facto de estarem a ser realizadas ações de manutenção e substituição de alguns bebedouros existentes no concelho, para introduzir dois conceitos inovadores: bebedouros com dupla função e bebedouros com função quadrupla.

Quanto à instalação dos bebedouros de função dupla, Rui Marreiros, administrador executivo da EMAS de Beja refere que tiveram feedback positivo por parte da comunidade.

Recentemente, a EMAS instalou mais um bebedouro com que tem como particularidades acrescidas o facto de salvaguardar as questões de acessibilidades para utilizadores de cadeiras de rodas, a possibilidade de realizar o “Refill” de garrafas e ter sido construído com recurso a materiais com componentes reciclados, num contexto de economia circular, tal como revela Rui Marreiros.

O bebedouro foi instalado no Largo da Conceição, local central e de referência da cidade, junto ao Museu Regional de Beja.

A EMAS salienta que esta ação está inserida no programa piloto EMAS 4+, que engloba de forma integrada áreas como a energia, mobilidade, ambiente e saúde.