ESDIME marcou presença no “Encontro Nacional Leader 2023”

Foto: ESDIME
Foto: ESDIME

A Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste (ESDIME) participou no “Encontro Nacional Leader 2023” que teve lugar na semana passada em Arouca.

O evento realizou-se numa altura em que os Grupos de Ação Local (GAL) estão a preparar as estratégias de desenvolvimento local (EDL) para a nova programação.

Durante este encontro, realizaram-se várias sessões onde foram discutidas algumas temáticas para o desenvolvimento territorial.

Para além disso, houve espaço para a partilha de práticas e metodologias interventivas, com destaque para as de caráter colaborativo e participativo, apontadas como relevantes para o quadro da abordagem LEADER/DLBC.

No decurso deste encontro, foram discutidas e preparadas as iniciativas que vão ser postas em prática pelos GAL no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Os trabalhos foram conduzidos por vários especialistas encarregues de analisar estas temáticas.

O PNAES é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e da Alimentação que pretende “estimular a produção nacional, promover a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, com base nas cadeias curtas de abastecimento e nos sistemas alimentares locais”, anuncia a ESDIME.