Passados 100 dias de mandato, o Presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Ricardo Bonito, faz um balanço do trabalho desenvolvido, assumindo que encontrou um Município com “problemas profundos de organização, falta de planeamento e diversos projetos estruturantes com prazos ultrapassados”.
De entre as várias situações identificadas destaca as deficiências na gestão de recursos humanos, serviços e gabinetes inoperacionais, centenas de processos de obras pendentes e a ausência de manutenção de máquinas e equipamentos.
Perante este cenário, o Executivo avançou com decisões estruturais, nomeadamente a reorganização interna dos serviços – com alterações em curso à Estrutura Orgânica – o desbloqueio de projetos considerados “ainda” exequíveis, o reforço de maquinaria para limpeza urbana, intervenções em estradas e caminhos municipais e um modelo de maior proximidade com os munícipes, através de atendimentos regulares do Executivo e dos Técnicos, para além de iniciativas de contacto direto nas freguesias.
Como medida de transparência e melhoria de gestão, o Município vai avançar com uma Auditoria Funcional e de Processos, sublinhando que “a auditoria é um ato de responsabilidade, não de desconfiança. É uma ferramenta essencial para analisar com maior rigor e detalhe a situação atual e, posteriormente, corrigir eventuais erros”.