(dança, teatro, performance, música, artes plásticas e multimédia) apresentam projectos de exploração dentro das artes performativas.
A Associação pretende que os períodos de residências de criação sejam espaços de convivência e intercâmbio de conhecimentos e ideias com outros agentes culturais e comunidades (enquanto factores integrantes da actualidade artística).
Os projectos seleccionados terão direito a bolsa de apoio; meios técnicos e logísticos; acompanhamento inicial no contacto com as infra-estruturas/comunidade do território Ourique, Grandaços, Panóias e Castro Verde que podem ser envolvidos e utilizáveis em apresentações de arte contemporânea.
Entre 1 e 15 de Outubro, os criadores terão a oportunidade de vir a apresentar publicamente o trabalho desenvolvido.
As candidaturas para a residência de criação terminam a 11 de Abril. Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Ourique, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Para mais pormenores os interessados podem consultar o site da Associação Atalaia.