O Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) deliberou a aprovação do Acordo de Colaboração com o Município de Beja.
Após análise e levantamento das necessidades habitacionais das pessoas, a Câmara de Beja pretende dar resposta a 306 agregados.
Entre as soluções habitacionais equacionadas está a reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e a aquisição de frações ou prédios destinados a habitação.
O acordo da ELH de Beja contempla um investimento superior a 24 milhões e 800 mil euros e a duração máxima de seis anos após a sua celebração, tal como explica Paulo Arsénio, presidente da autarquia bejense.
A Câmara Municipal de Beja explica que, através da ELH, “dispõe de um instrumento importante para dar uma resposta eficaz ao princípio da acessibilidade habitacional, segundo o qual as pessoas têm direito a que sejam criadas condições para que os custos com o acesso a uma habitação adequada e permanente sejam comportáveis pelo seu orçamento”.