Estrelas Michelin à descoberta do Azeite do Alentejo

Os Azeites do Alentejo estão na mira de “chefs” de restaurantes premiados pelo Guia Michelin, degustadores de azeite e críticos gastronómicos internacionais.

Na região arrancou hoje uma “viagem gastronómica” que, durante quatro dias, dá a conhecer o Azeite no seu estado puro e como ingrediente essencial da dieta mediterrânica.

A iniciativa do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, reúne um grupo de 12 participantes oriundos de mercados apontados como estratégicos como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Suécia.

Geovane Carneiro, braço direito de Alex Atala e chef executivo do restaurante brasileiro D.O.M (duas estrelas Michelin), é um dos participantes neste tour gastronómico.

Na região está também o norte-americano Curtis Cord, sommelier profissional de azeites, que, para além de editor do portal Olive Oil Times é também presidente do conceituado concurso mundial NYIOOC – New York International Olive Oil Competition.

Henrique Herculano, presidente do CEPAAL, espera que os “chefs” se tornem “embaixadores” de um produto de grande qualidade como o Azeite do Alentejo.

A “viagem gastronómica” termina na sexta-feira.