Exposição “Um olhar sobre Abril” para ver em Moura

A Galeria do Espírito Santo, em Moura, tem patente a exposição “Um olhar sobre Abril”.

De acordo com a autarquia, “a mostra, inserida nas comemorações do 25 de Abril, no concelho de Moura, é composta por 12 fotografias de Eduardo Gajeiro e debruça-se sobre os acontecimentos do 25 de Abril de 1974”.

“A ocupação dos estúdios do Rádio Clube Português; os militares, liderados por Salgueiro Maia, que foram da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, para Lisboa; o cerco ao quartel da GNR do Carmo; a rendição de Marcelo Caetano; os festejos da liberdade foram alguns desses acontecimentos que mudaram a história de Portugal”, recorda o município.

A exposição “Um olhar sobre Abril” pode ser visitada até 30 de abril, de terça-feira a domingo, entre as 09:30 e as 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas.

Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém a 16 de Fevereiro de 1935. Com apenas12 anos viu publicada, na primeira página do Diário de Notícias, a sua primeira fotografia. Começou a sua atividade de repórter fotográfico, em 1957, no Diário Ilustrado e a partir daí dedicou toda a sua vida ao fotojornalismo.

Colaborou com publicações no jornal “O Século Ilustrado”, Eva, Match Magazine, Sábado, da qual foi editor, entre outras; foi fotógrafo de instituições como a Companhia Nacional de Bailado, Presidência da República e Assembleia da República.

Eduardo Gageiro tem trabalhos reproduzidos um pouco por todo o mundo. É membro de honra de várias organizações fotográficas internacionais e detentor de vários prémios nacionais e internacionais.

Em 10 de junho de 2004 foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.