Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes vai ser aumentada

O município de Odemira e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinaram, esta semana, o Protocolo de Colaboração para a construção da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e gestão partilhada do terreno da Extensão de Saúde de Almograve.

A autarquia de Odemira explica que “a atual Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes funciona no edifício da Casa do Povo e desde há muito estas instalações deixaram de se adequar às exigências dos serviços de saúde local”.

Por outro lado, “a população da freguesia de Vila Nova de Milfontes tem aumentado, traduzindo-se num crescimento de 25% nos últimos 20 anos”, frisa a nota do município.

Acrescenta que “também o crescimento turístico da localidade é igualmente uma realidade, tendo apresentado números muito próximos dos 30%, constituindo os serviços de saúde um pilar fundamental da elevação da atratividade turística”.

A nova Extensão de Saúde Vila Nova de Milfontes será construída em terreno cedido pelo Município de Odemira, com a área de 1500 m2, sendo o projeto desenvolvido também pelo Município em articulação com a Administração Regional de Saúde e ULSLA.

A Extensão de Saúde de Almograve situa-se em terreno propriedade do Estado, com a área total de 1500 m2, sob gestão da ULSLA, sendo que a área envolvente ao edifício carece de manutenção e limpeza e onde é permitida a instalação do Posto de Turismo, sendo este equipamento de responsabilidade Municipal.

O final da iniciativa ficou marcado pela entrega ao Centro de Saúde de Odemira da carrinha oferecida pelo Porto de Sines à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.