Faltam respostas de saúde mental no Alentejo

O Alentejo continua a ser uma das regiões com menor oferta de cuidados continuados de saúde mental em Portugal. Os dados mais recentes da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelam que, no final de 2024, havia 68 utentes em lista de espera a nível nacional para vagas na Rede de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, numa realidade que afeta de forma mais acentuada o interior do país.

De acordo com o relatório divulgado pela ERS, a maior parte dos utentes aguardava colocação nas Residências de Apoio Máximo e nas Residências de Apoio Moderado, destinadas a pessoas com doença mental grave, já estabilizadas, mas com dificuldades de autonomia. Apesar de se registar uma ligeira redução no número de utentes em espera nas Residências de Apoio Máximo, o número de lugares contratados nesta tipologia voltou a diminuir face a 2023.

O regulador sublinha ainda as desigualdades territoriais, referindo que a oferta de respostas continua a ser residual no interior, com destaque negativo para o Alentejo e o Algarve. Embora mais de 70% da população do continente viva a menos de 60 minutos de uma Residência de Apoio Máximo, a cobertura cai significativamente noutras respostas, como as Residências de Treino de Autonomia e as Unidades Sócio-Ocupacionais.

O relatório aponta também para uma redução do tempo médio de internamento em várias tipologias, mas alerta para aumentos significativos nas respostas em ambulatório, sobretudo na área da infância e adolescência.

A Entidade Reguladora da Saúde garante que vai continuar a acompanhar este setor, reconhecendo a importância dos cuidados de saúde mental no Serviço Nacional de Saúde e os constrangimentos persistentes no acesso, em especial nas regiões do interior do país.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

15/01/2026
Tribunal de Beja condena nove pessoas por tráfico de imigrantes no Alentejo
15/01/2026
Tribunal de Beja faz leitura do acórdão sobre exploração de imigrantes
15/01/2026
Beja: CAP afasta polémica e defende acordo UE-Mercosul como oportunidade para Portugal
Mértola
15/01/2026
Mértola e Porto Covo na linha da frente do turismo sustentável no Alentejo
15/01/2026
Litoral Alentejano no centro da transição energética com novo parque eólico da Galp
Almodôvar
15/01/2026
Almodôvar recebe inscrições para corso carnavalesco
15/01/2026
Microcredencial em Viabilidade Tecidular e Feridas com candidaturas abertas no IPBeja
VN Milfontes
15/01/2026
Junta de Freguesia de Milfontes desafia população a melhorar bairros