Feira do Queijo do Alentejo decorre em Serpa

O Parque de Feiras e Exposições de Serpa, volta a receber mais uma edição da Feira do Queijo do Alentejo.

A partir desta sexta-feira e até ao próximo domingo, participam na iniciativa queijos nacionais com Denominação de Origem Protegida (DOP): Queijo Serpa, Queijo de Azeitão, Queijo de Castelo Branco, Queijo de Évora, Merendeira de Ovelha de Évora, Queijo de Nisa, Queijo Serra da Estrela e Requeijão Serra da Estrela, bem como a participação de queijos de todo o país.

De Espanha estão presentes o queijo de cabra de pasta mole, que participou na passada edição, o Queijo de Cabra Certificado em Modo de Produção Biológica, bem como os DOP Queso de la Serena e Queso Manchego.

Enchidos, azeite, vinho, mel, frutos secos, artesanato e outros produtos regionais e nacionais de referência estão igualmente presentes.

Destaque ainda para as oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovinos (caprinos e bovinos) e demostrações de tosquia de ovelhas.

As tasquinhas voltam a oferecer aos visitantes gastronomia e os petiscos locais.

Carlos Alves, vise presidente da Câmara de Serpa refere que para além de todos estes ingredientes, também as “actividades culturais e animação musical completam o programa”.

Integrado na Feira decorre também o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, este ano conta com uma nova categoria: “Inovação”. O objectivo é premiar queijos com apresentações distintas das tradicionais, valorizando a capacidade empreendedora do sector.

Carlos Alves diz ainda, que a edição deste ano é a mais participada em termos de expositores de queijo. Em 2020, a iniciativa conta com 50 expositores.

A iniciativa é uma organização da Câmara de Serpa, em conjunto com outras entidades.