Festicante chega mais cedo a Aljustrel

A Câmara de Aljustrel decidiu, este ano antecipar o Festicante. A iniciativa que habitualmente se realizava em meados de Setembro, realiza-se este ano, de 30 de Agosto a 1 de Setembro.

Após Cuba, Espanha e os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), nesta edição, México é o país convidado.

Subordinado ao lema “Nós e o Mundo”, o Festicante, vai dar a conhecer a cultura alentejana e mexicana.

Ao longo de três dias, espetáculos musicais com vozes nacionais, regionais e locais, exposição de pintura e mostras de produtos e gastronomia vão juntar-se às músicas e danças mexicanas, mas também à culinária deste país – reconhecida como património mundial pela Unesco em 2006.

José Cid, Celina da Piedade e Grupo Coral Flores de Primavera, Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias, C.C. & Zé Liaça,  são alguns dos artistas que subirão ao palco do Parque da Vila mineira para representar Portugal e o Alentejo.

Do lado mexicano foram convidados os grupos Los Alebrijes, Trio Mariachi  e Los Cavakitos para levar a Aljustrel um pouco deste país latino-americano.

A autarquia espera que este festival, “para além de promover o diálogo intercultural e de dar a conhecer o cante, a região e os seus produtos, possa também contribuir para dinamizar o comércio local, em particular a hotelaria e a restauração (…)”.

Carlos Teles, vereador do Município espera “uma grande festa”.