Festicante leva México a Aljustrel

O Festicante começa, esta sexta-feira, em Aljustrel.

Nesta 4ª edição, México é o país convidado. Subordinado ao lema “Nós e o Mundo, a iniciativa dá a conhecer o Alentejo, mas também um pouco da cultura do México.

Até Domingo, a vila mineira é palco de vários espetáculos musicais com vozes nacionais, regionais e locais, exposição de pintura e mostras de produtos e gastronomia.

Ao cante alentejano juntam-se as músicas e danças mexicanas, mas também à culinária deste país – reconhecida como património mundial pela Unesco em 2006 – com as suas iguarias, como o chili con carne, os burritos, os nachos ou as tortillas.

Pelo palco do Parque da Vila vão passar vários artistas portugueses e mexicanos.

Para este primeiro dia da iniciativa está prevista a actuação dos “Ventos Alentejanos”, “Cantadores do Alentejo”, Grupo Coral do Centro Republicano “Os Cigarras”, “Los Cavakitos” e o Dj MassiveChilde.

A Câmara de Aljustrel, entidade promotora, “espera que este festival, para além de promover o diálogo intercultural e de dar a conhecer o cante, a região e os seus produtos, possa também contribuir para dinamizar o comércio local, em particular a hotelaria e a restauração, mas não só”.

Carlos Teles, vereador do Município espera uma “grande festa”. Em seu entender estão reunidos os “ingredientes para fazer três grandes noites, em Aljustrel”.

A cerimónia de inauguração está prevista para as 18h30.