Festival Futurama junta várias linguagens artísticas no Baixo Alentejo

Festival Futurama junta várias linguagens artísticas no Baixo Alentejo

O Festival Futurama- Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo está de regresso.

A iniciativa arranca esta sexta-feira e prolonga-se até 29 de novembro.

O Festival, nesta quarta edição, tem passagem assegurada pelos concelhos de Beja, Mértola e Alvito.

As artes visuais, performance, música e práticas colaborativas com a população local marcam a programação.

O Festival, segundo os promotores, revela “o resultado de meses de residências artísticas com artistas como Fidel Évora, Francisco Trêpa, Tiago Alexandre, David Infante e Sónia Baptista, desenvolvidas em escolas secundárias, universidades seniores e cursos profissionais da região”.

Hoje e amanhã o Festival instala-se em Beja.

A manhã desta sexta-feira é marcada por Brilha – Impressões e escultura sobre a nossa impressão digital, instalação de Fidel Évora com alunos da Escola Secundária Diogo de Gouveia. À tarde é inaugurada a exposição de Francisco Trêpa com os estudantes da Escola Mário Beirão, no Núcleo Visigótico.

Amanhã, às 16h00, a coreógrafa Sónia Baptista apresenta a performance “O Mistér(io) do Futebol”, criada com os jovens do Clube Desportivo de Beja.

Segue-se o concerto “Cantexto”, às 17h30, no Cine-Teatro Pax Julia, uma criação coletiva que junta seis grupos corais dos concelhos de Beja, Serpa, Cuba e Ferreira do Alentejo, interpretando textos de autores como Lídia Jorge, Kalaf Epalanga, Cláudia Lucas Chéu ou Miguel Castro Caldas, musicados por Ana Santos, Celina da Piedade e Paulo Ribeiro.

O Festival Futurama reafirma-se como “uma plataforma de criação e diálogo com o território, onde artistas e comunidades pensam em conjunto o futuro e o presente da expressão artística”.

Rita Fialho Valente, coordenadora artística do Festival, diz que as expetativas são grandes este ano. A iniciativa estreia-se em Alvito e quer alargar-se a mais localidades do Baixo Alentejo.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

15/12/2025
O bejense António Zambujo anuncia regresso aos Coliseus em 2026
13/12/2025
Pax Júlia recebe Concerto para o Natal
05/12/2025
 “Viver à Mesa”, nova canção celebra encontros e partilhas do Natal
Aljustrel
04/12/2025
Aljustrel celebra Santa Bárbara e dois anos do Parque Mineiro
Castro Verde
04/12/2025
Festa da vigília em honra de Santa Bárbara e dos Mineiros realiza-se hoje em Santa Bárbara de Padrões
Castro Verde
30/11/2025
As 3 Promessas” regressa hoje ao Cineteatro de Castro Verde
Serpa
29/11/2025
Serpa celebra os 11 anos do Cante Alentejano como Património da Humanidade
Alvito
29/11/2025
Festival Futurama continua em Alvito com fotografia e cante alentejano