Festival Internacional de Teatro do Alentejo começa hoje

Arranca, hoje, dia 5 de maio, a IX edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA). O evento organizado pela Companhia de Teatro Lendias d’Encantar prolonga-se até ao próximo dia 14 na região Alentejo. Espanha é o país convidado nesta edição.

Beja, Aljustrel, Campo Maior, Ponte de Sor, Vidigueira, Viana do Alentejo, Mértola, Grândola, Ferreira do Alentejo, Arraiolos e Santiago do Cacém são as localidades por onde o FITA vai passar ao longo dos próximos dias.

A programação sugere espetáculos para todas as idades e com diversos temas, oriundos do espaço ibero-americano, sobretudo, de Espanha, México, Brasil, Colômbia, Uruguai, Equador, Moçambique e Portugal.

De acordo com a organização, “o FITA valoriza o intercâmbio de ideias entre artistas, criadores, encenadores, atores, produtores, programadores, dramaturgos, autarcas, voluntários e público”.

Trata-se do maior acontecimento teatral do Sul de Portugal, região que ocupa um terço do território nacional, que dá visibilidade e oportunidade às estruturas emergentes contemporâneas, frisa a Lendias d’Encantar.

António Revez, diretor artístico da Lendias d’Encantar, revela que “as expetativas são as melhores”.

O festival começa, hoje, às 21:00 horas, no Pax Julia Teatro Municipal, em Beja, com o espetáculo “La Odisea de Magallanes – Elcano”, do Teatro Clássico de Sevilha. As entradas são gratuitas.

Também no âmbito do evento, estreia, esta noite, em Aljustrel, a mais recente produção da Companhia de Dança Contemporânea do Alentejo (CADAC), “Pausa Forçada”.