FITA tem 40 espectáculos programados

O FITA- Festival Internacional de Teatro do Alentejo arranca, hoje, em Beja, com o espectáculo La Pasión King Lear, da Companhia de Teatro cubana D’Dos.

Com um total de 40 espectáculos, a iniciativa vai passar por 10 municípios da região Alentejo, onde vai acolher espectáculos de companhias de diversos países, como sendo Cabo Verde, Cuba, Costa Rica, Espanha, República Dominicana, Argentina, Uruguai e Brasil.

Este ano, pela primeira vez, o FITA vai também até Lisboa onde, na Casa da América Latina, apresentará duas criações, provenientes do Brasil e da Argentina.

O FITA decorre até dia 18 de Março e agrega ainda uma programação paralela e complementar às artes cénicas, como pequenos concertos de música e poesia, projecções de vídeos e jantares temáticos, cozinhados pelas equipas estrangeiras que participam nesta V edição.

O Festival assume-se como o maior festival de teatro a sul do Tejo, sendo também o único a integrar, em simultâneo, duas das maiores redes ibero-americanas de teatro: a CLT e a REDELAE. Esta última, “Red eurolatinamericana de artes escénicas”, irá, inclusive, realizar a sua Assembleia Geral Anual, este ano, no decorrer do FITA, levando ao Alentejo profundo (Beja) programadores, directores de festivais e representantes de estruturas governamentais de todo espaço ibero-americano.

Esta iniciativa é organizada pela Companhia de Teatro Lendias d’Encantar.