GNR avança com Operação Campo Seguro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem no terreno a Operação Campo Seguro até final do ano.

Os militares intensificam o patrulhamento, fiscalização e sensibilização, nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional, com o objetivo de prevenirem “a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos”.

A GNR anuncia que pretende sensibilizar a população em geral e a rural em particular, e prevenir eventuais ilícitos criminais, nomeadamente o furto de produtos agrícolas, o furto de cobre e outros metais não preciosos, situações de exploração do trabalho, relacionadas com o Tráfico de Seres Humanos (TSH) e ainda, a utilização segura de veículos agrícolas e florestais.

Em 2022 a GNR registou 561 acidentes, dos quais resultaram 47 vítimas mortais e 64 feridos graves, com tratores e máquinas agrícolas, pelo que vai também sensibilizar para o cumprimento das regras de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos/máquinas agrícolas e florestais.

A GNR lembra que as estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos.