GNR prossegue com Operação “Natal e Ano Novo”

0

A GNR está a reforçar o “patrulhamento rodoviário nas estradas de maior tráfego” com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a fluidez do tráfego, em mais uma Operação “Natal e Ano Novo”.

Estão empenhados diariamente cerca de 4 600 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais “para proporcionar uma deslocação em segurança aos utentes das estradas portugueses durante a época de Natal e Ano Novo”.

Os militares estão especialmente atentos “aos comportamentos de risco dos condutores ao excesso de velocidade, manobras perigosas, ultrapassagens, mudança de direção e de cedência de passagem, uso do telemóvel durante a condução, não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares e uso do cinto de segurança”.

A GNR aconselha os condutores a efetuem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, a descansar convenientemente antes de efetuar a viagem e, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que sintam necessidade, efetuem paragens para descansar.

Os militares aconselham também a adequar a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário.

Em situações de elevada intensidade de tráfego, a GNR aconselha a manter a calma, a obrigar à circulação a baixa velocidade, e a evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.