Aljustrel tem em curso o Plano Integral de Reconversão de Iluminação Pública para LED. O município assume-se como o primeiro a sul do país a avançar com a reconversão total
O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, considera que o país “tem um potencial extraordinário na energia renovável”.
No entender do governante, “ter medidas de eficiência energética e os municípios a lidera-las (…) é em excelente exemplo”.
Jorge Seguro Sanches admite que no país “há muito para fazer” nesta área.
O Governo está disponível a dar o seu apoio às autarquias, às empresas e aos cidadãos.
O Secretário de Estado da Energia lembra que “há um conjunto significativo de medidas, quer a nível de apoios comunitários, quer ao nível de apoios do Ministério da Economia para ajudar as famílias e as empresas a fazerem melhor eficiência energética e a poupar energia”.
O Governante esteve na assinatura dos contractos que permitem a reconversão de luminárias com tecnologia convencional por tecnologia LED, no concelho de Aljustrel.
A reconversão de iluminação pública para LED abrangerá um parque edificado de 3 423 luminárias e uma população de 9 240 habitantes com vantagens económicas e energéticas explicou Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel.
A Câmara estima uma poupança de 300 a 400 mil euros na factura de energia nos próximos 8 anos.
O projecto de substituição da iluminação convencional por LED arranca em Janeiro de 2018 e deverá ficar concluído no 1º trimestre do próximo ano.