A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes enalteceu, hoje, a importância da criação da Comunidade de Energia do Roxo.
A governante presidiu à assinatura do protocolo de criação da Comunidade, em S. João de Negrilhos, concelho de Aljustrel.
O investimento da Associação de Beneficiários do Roxo (ABROXO), na ordem dos 300 mil euros, vai, através do aproveitamento da energia fotovoltaica, reduzir a fatura energética naquele perímetro de rega.
As estimativas apontam para poupanças na ordem de 1,5 milhões de euros a 20 anos.
Para além da redução dos custos com energia em mais de 26%, o investimento permite, à Associação e aos seus beneficiários, “através de uma parceria com a comunidade local, vender o excedente não utilizado desta energia” e contribuir para a sustentabilidade ambiental, frisou Maria do Céu Antunes.
Neste momento os agricultores já têm a oportunidade de candidatar-se a apoios para instalação de painéis fotovoltaicos nas suas explorações, na transformação ou aproveitamentos hidroagrícolas, esclareceu a governante.
Nesta deslocação a Aljustrel, a Ministra anunciou que até ao final do ano será lançado o concurso para a reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira. O investimento é justificado pelos problemas naquele perímetro onde as perdas de água se situam entre os 30% e os 40%.
Maria do Céu Antunes visitou a Feira do Campo Alentejano. Em seu entender, o certame mostra a “dinâmica” que decorre dos investimentos feitos no setor agrícola e noutros, como a pequena transformação, que acrescentam “valor à economia do território”.

