Governo PS ignorou Presidente da Câmara de Beja

Paulo Arsénio ficou bastante “desagradado” pelo facto de não ter sido convidado para uma reunião no Aeroporto de Beja com o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e a Secretária para o Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. O evento contou ainda com as presenças do Presidente da CCDR Alentejo, o Presidente da ANA Aeroportos de Portugal e o Embaixador da China em Portugal.

Recorde-se que esta reunião foi feita em total secretismo já que a Comunicação Social não teve qualquer informação da sua realização. 

Foi através da página de António Ceia da Silva, no Facebook, que a Rádio Pax tomou conhecimento. Segundo o Presidente da CCDR Alentejo, foi uma reunião “muito importante (…) que pode proporcionar novas dinâmicas e oportunidades de desenvolvimento ao Aeroporto de Beja”.

“Situando-se esta infraestrutura (Aeroporto) no município de Beja, o Presidente da Câmara Municipal poderia e deveria ter sido convidado, independentemente de poder ir ou não”, afirmou Paulo Arsénio em declarações exclusivas à Rádio Pax.

O edil refere ainda que só teve conhecimento desta reunião através das redes sociais do presidente da CCDR Alentejo.

Segundo o que a Rádio Pax apurou, Paulo Arsénio terá manifestado o seu desagrado, directamente, à Ministra da Coesão Territorial. Ana Abrunhosa explicou-se informando que não foi o governo que geriu o protocolo, mas sim a empresa Monte do Pasto, sediada em Ferreira do Alentejo.

A Rádio Pax sabe que esta empresa agropecuária terá movido influências junto do governo para que o Embaixador da China, Zhao Bentang, estivesse presente nesta iniciativa. O objectivo será desenvolver uma plataforma para potenciar relações comerciais entre Portugal e a China.

Quando o Monte do Pasto fez o convite, uma das condições dos governantes era que o evento se realizasse em total sigilo. Facto que não veio a acontecer. Ceia da Silva quebrou o acordo ao colocar fotografias e informações da reunião no seu Facebook. Acção que deixou o Ministro João Galamba bastante incomodado.

Contactado pela Rádio Pax, Ceia da Silva disse apenas que não tinha “qualquer esclarecimento a dar”.

Fonte junto da direcção do Partido Socialista disse à nossa emissora que esta reunião foi muito invulgar. “Sei que há instituições públicas que têm tentado, em vão, ter a presença do Ministro das Infraestruturas em reuniões importantes para o futuro do Baixo-Alentejo, entretanto uma empresa desconhecida consegue uma reunião com a maior das facilidades. Muito estranho”, afirmou a mesma fonte.