Homem condenado a 25 anos de prisão por matar brasileira que conheceu no Algarve

Homem condenado a 25 anos de prisão por matar brasileira que conheceu no Algarve

O Tribunal de Faro condenou hoje a 25 anos de prisão um homem pelo homicídio de uma cidadã brasileira, também de 25 anos, que conheceu no Algarve e cujo corpo foi encontrado carbonizado no Alentejo.

José Mascarenhas foi condenado à pena máxima por matar Josielly Fontes, em dezembro de 2022, depois de o tribunal ter dado como provados os crimes de homicídio qualificado, furto, profanação de cadáver, abuso de cartão na forma tentada e falsidade informática.

De acordo com o tribunal, tendo conhecimento de elevadas quantias de dinheiro que a vítima obtinha através da prostituição, o homem elaborou um plano para lhe retirar os cartões bancários, tendo usado a força física para subtrais os seus bens.

Na tarde de 06 de dezembro de 2002, a mulher saiu de Vilamoura para se encontrar com José Mascarenhas e ambos seguiram numa viatura emprestada, conduzida pelo homem, tendo sido de dia 06 para dia 07 que Josielly foi morta, em hora não apurada.

O homem tentou levantar dinheiro em Boliqueime, mas introduziu um código errado, tendo depois conduzido até Santana da Serra, onde conseguiu que a funcionária de um bar intermediasse a transferência de 920 euros da conta da vítima.

A viatura usada pelo homicida viria depois a ser encontrada abandonada, em 22 de dezembro, no Algarve, com o telemóvel da vítima no interior, tendo o cadáver carbonizado sido encontrado cerca de três semanas depois em Santana da Serra, Ourique, já no distrito de Beja.

Segundo o acórdão do tribunal, o homem, que se tinha tornado cliente de Josielly e ganhou a sua confiança, “não mostrou arrependimento ou empatia para com a vítima”, a quem “quis tirar vida”, embora não se tenha conseguido apurar em que momento tomou essa decisão.

Em agosto deste ano, José Mascarenhas foi também acusado pelo Ministério Público (MP) de, em junho de 2022, matar e profanar o cadáver de uma motorista de TVDE cujo corpo foi encontrado no interior de uma mala, em Almancil.

Sandra Andrade tinha 49 anos e era residente em Quarteira, sendo condutora de um veículo de transporte de passageiros e também guia turística.

Rádio Pax/Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

11/12/2025
Curso do IPBeja apoia crianças desfavorecidas
11/12/2025
Alqueva: intercâmbio empresarial sobre sustentabilidade agroindustrial na Herdade da Figueirinha
Odemira
11/12/2025
Odemira aposta na segurança das praias durante todo o ano
11/12/2025
Beja marcha pela paz: Cáritas promove iniciativa "10 Milhões de Estrelas" com caminhada simbólica
11/12/2025
Beja com combustíveis e gás mais caros do país
11/12/2025
Beja: Greve Geral causa constrangimentos
10/12/2025
Tribunal de Beja adia acórdão do caso de alegada exploração de imigrantes no Alentejo
10/12/2025
Operação da GNR e Guardia Civil de combate ao tráfico de droga faz 15 detidos