O Hospital de Beja, recebeu desde sábado, e, até às 8 horas de hoje, 15 doentes com covid-19 provenientes do Hospital do Espírito Santo, em Évora.
Em causa está o aumento extraordinário do número de doentes infetados com covid-19, ou de casos suspeitos na área dedicada aos doentes respiratórios dos serviços de urgência geral do Hospital de Évora.
Dos 15 utentes observados, no Hospital de Beja, cinco são doentes covid-19 e estão internados no hospital de Beja, três na área do Serviço de Medicina e dois na área da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) dedicadas à covid-19.
De acordo com Conceição Margalha, atualmente, o hospital de Beja “não tem capacidade de internamento” de doentes na área da UCI dedicada à covid-19, porque está cheia, já que as quatro camas existentes estão ocupadas.
Já na área do Serviço de Medicina dedicada à covid-19, só estão disponíveis cinco das 24 camas existentes.
No sábado à noite, segundo o comunicado, do Hospital de Évora, estavam 69 doentes internados, dos quais oito na Unidade de Cuidados Intensivos. Este foi o maior número registado, até ao momento, desde o início da pandemia.
A situação é reavaliada a cada 12 horas.
Rádio Pax/ Lusa