Já começou a construção do Hospital Privado de Beja, um investimento de 74 milhões de euros que promete transformar a oferta de cuidados de saúde no distrito. O complexo, que inclui uma unidade hospitalar e áreas de cuidados continuados e paliativos, deverá estar totalmente em funcionamento até ao final de 2026, anunciou ontem Pedro Marcelino, presidente do conselho de administração da BTT Investimento, empresa responsável pelo projeto.
O anúncio foi feito durante a apresentação do Plano de Desenvolvimento 2025-2026, realizada em Beja, onde foram revelados mais detalhes sobre a futura infraestrutura. O hospital privado será o primeiro a operar no distrito de Beja e ficará localizado junto ao Complexo Desportivo do Bairro da Conceição.
O novo complexo de saúde vai integrar:
Unidade hospitalar com bloco operatório de duas salas, 30 camas médico-cirúrgicas, 48 consultórios e salas de exames, além de 19 boxes de fisioterapia.
Unidade de saúde mental, a funcionar em parte do segundo e no terceiro andar.
Unidade de cuidados continuados e paliativos, com capacidade para 80 camas.
Segundo Pedro Marcelino, as valências de cuidados continuados e paliativos deverão ser as primeiras a entrar em funcionamento, prevendo-se a sua abertura para meados de junho de 2026. Já a unidade hospitalar exigirá mais tempo, devido à instalação de sistemas complexos de aquecimento, ventilação, ar condicionado e soluções de inteligência artificial.
O projeto vai criar cerca de 100 postos de trabalho diretos, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, e pretende complementar o Serviço Nacional de Saúde, disponibilizando acordos com o Estado, seguradoras e subsistemas de saúde.
Para Pedro Marcelino, este investimento representa muito mais do que a construção de um hospital:
“É um investimento em Beja e no interior, no seu futuro, no seu potencial e na sua centralidade. Beja merece ser ouvida, olhada e escolhida, merece ganhar valências e serviços, não só para os que cá vivem ou aqui se deslocam, mas também para atrair famílias, profissionais e empresas.”
A BTT Investimento, holding nacional do setor da saúde que detém marcas como a rede hospitalar Sanfil Medicina e as unidades de cuidados assistenciais GEHC, integra ainda neste plano a construção de um novo hospital em Coimbra e a expansão da unidade existente em Leiria.