O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) acaba de lançar um concurso de quatro milhões de euros para apoiar as entidades gestoras de zonas de caça Associativa, Municipal e Turística.
De acordo com o Instituto, “a exploração dos recursos cinegéticos, através da caça, constitui um fator de riqueza nacional, de desenvolvimento regional e local, de apoio e valorização dos territórios, podendo em algumas situações específicas constituir mesmo um uso dominante em terrenos secundários para a floresta e agricultura”.
Este apoio, diz a mesma fonte, “promoverá o ordenamento e dinamização do espaço rural das áreas afetas às zonas de caça (a quase totalidade do espaço rural), através da realização de investimentos de melhoria do habitat, tais como a instalação de campos de alimentação, criação de mosaicos de paisagem favoráveis, quer a ocorrência de espécies silvestres quer a diminuição do risco da ocorrência de incêndios, comedouros, bebedouros, cercas, limpezas de matos, etc”.
O ICNF frisa que “esta tipologia de apoio e a sua dimensão não tem paralelo desde a existência do regime cinegético ordenado”.