A Câmara Municipal de Mértola vai realizar a 2ª edição das Jornadas da Caça, no próximo mês de março. Com esta realização, a autarquia pretende “dar continuidade ao sucesso da primeira edição” em 2023.
As Jornadas da Caça têm como principais objetivos, o impulsionar do setor cinegético, salvaguardar a identidade deste território, fortalecer a sustentabilidade da marca de Capital Nacional da Caça e estabelecer uma comunicação contínua entre os atores do setor, diz o município.
De acordo com a Câmara de Mértola, este ano, o evento terá um “formato muito semelhante” à edição no ano passado.
Tal como em 2023, a organização tem previsto “um conjunto de iniciativas diversificadas, como ações de formação, caçadas, colóquios, visitas de campo, que envolvem caçadores, futuros caçadores, gestores cinegéticos e outras pessoas ligadas ao setor”.
“Com a realização destas iniciativas”, diz o município, “procura-se promover a interação e o diálogo entre caçadores, gestores cinegéticos e público em geral interessado no mundo rural, visando compartilhar desafios atuais e procurar soluções colaborativas”.
Esta segunda edição mantem os mesmos moldes, com uma iniciativa por mês, iniciando-se em março e terminando em outubro com a realização da Feira da Caça.
No entanto, para a edição deste ano, a organização acrescentou a jornada de agosto, totalizando desta forma, oito jornadas, mais uma que na primeira edição.
Esta segunda edição das Jornadas da Caça, organizadas pela Câmara Municipal de Mértola, conta com a parceria da Escola de Caça, Pesca e Natureza, Escola Profissional Alsud, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF), Clube Português de Monteiros (CPM), Estação Biológica de Mértola (EBM), Associação Alentejana de Falcoaria (ALFA) e algumas Zonas de Caça do Concelho.