Castro Verde celebra a partir desta sexta-feira, a cultura e a identidade mineiras naquela que é a terceira edição do Festival Castro Mineiro.
O Festival Castro Mineiro é organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a Somincor – Sociedade Mineira de Neves-Corvo.
O Festival é um espaço de encontro entre diferentes expressões artísticas, culturais e sociais, que convidam a descobrir e a colocar em evidência a inovação tecnológica, cultural e social que se vive nos territórios mineiros, particularmente, em Castro Verde e na Mina de Neves-Corvo – a maior mina de cobre e zinco da Europa.
Além disso, a programação sugere, cante alentejano, conferências, provas de vinho, tasquinhas, animação infantil e artesanato.
No plano dos espetáculos, esta noite o destaque vai para o concerto de Bárbara Bandeira, Maninho, amanhã e Buba Espinho no domingo.
Este primeiro dia do evento, fica, ainda, marcado pela realização da conferência “Neves-Corvos: Que impacto no território?”, no Fórum Municipal às 16:00 horas.
Hoje é, também, inaugurada a exposição “A Segurança vista pelas crianças” que reúne um conjunto de desenhos e mensagens realizados pelos alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, de forma a sensibilizar os colaboradores da SOMINCOR para a questão da segurança.
David Marques, vereador na Câmara de Castro Verde, revela que o município tem boas expetativas para esta terceira edição do Festival Castro Mineiro.
David Marques deixa um convite a todos, referindo que através deste evento, os visitantes vão ter oportunidade de conhecer aquela que é a realidade diária e a importância que o empreendimento mineiro tem em Castro Verde.
Além disso, o vereador relembra que as entradas são gratuitas tanto no Festival, como nas Piscinas Municipais e no Parque de Campismo da vila, durante os três dias do evento.
A sessão oficial de abertura está agendada para as 18:00 horas, no Parque da Liberdade e é presidida por Maria João Pereira, Secretária de Estado da Energia, contando, também, com um momento de cante alentejano, protagonizado pelo Grupo Coral “Os Cardadores” da Sete.