“A campanha cerealífera de outono/inverno está definitivamente comprometida”, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE) no Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de maio.
“As altas temperaturas, o vento forte e a ausência de precipitação de março e abril tiveram um efeito muito negativo nos cereais praganosos de sequeiro, interferindo no seu ciclo vegetativo, promovendo o seu adiantamento e o espigamento precoce”, frisa o Instituto.
A mesma fonte acrescenta que “as searas apresentam povoamentos ralos, palhas e espigas curtas e deficiências no enchimento do grão, que se irão traduzir em baixas produtividades, nalguns casos residuais, havendo inclusivamente relatos de áreas de trigo mole e cevada a serem cortadas para feno”.
No regadio, os cereais também vão sofrer quebras.
Face a este cenário, o INE prevê que “a atual campanha cerealífera deverá ser das piores, devido ao decréscimo das áreas e às reduzidas produtividades”.