INE não prevê aumentos das áreas semeadas com cereais

As previsões agrícolas a 30 de novembro do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento de 5% na superfície de aveia, face à campanha passada.

“Apesar do aumento do preço dos cereais e da ajuda direta aos cereais praganosos prevista no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), não se observam aumentos significativos das áreas semeadas”, revela o INE.

As condições meteorológicas têm permitido, segundo a mesma fonte, “a realização das sementeiras dos cereais de outono/inverno em bom ritmo”.

A precipitação e a temperatura favoreceram, em novembro, os prados, que apresentam um desenvolvimento vegetativo normal.

O INE frisa que “o aumento da matéria verde permitiu a entrada em pastoreio dos efetivos bovinos em regime extensivo, mas não garantiu a totalidade das necessidades alimentares, pelo que a maioria destes efetivos continuou a ser suplementada com alimentos conservados”.

Nos olivais, a conjugação de um ano de contrassafra com fatores meteorológicos adversos, nomeadamente a seca extrema e as altas temperaturas, determinaram uma quebra de produção que poderá atingir os 35%, face à campanha anterior.