O distrito de Beja inicia a semana sob calor extremo, com valores de temperatura que colocam a região em aviso laranja. Esta segunda-feira, os termómetros na capital de distrito podem atingir os 43 graus.
Para amanhã, terça-feira, a previsão aponta para uma ligeira subida, com máximas que poderão chegar aos 44 graus. Os concelhos mais quentes do Baixo Alentejo deverão ser Serpa e Mértola, onde o calor se fará sentir de forma mais intensa.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta vaga de calor é provocada pela influência de uma massa de ar muito quente sobre a Península Ibérica e o Norte de África, reforçada pelo estabelecimento de um fluxo de sul que afetará especialmente a região Sul e o interior Norte e Centro.
O calor deverá manter-se até ao final da semana, prevendo-se apenas uma pequena descida das temperaturas a partir de quinta-feira.
Situação de alerta mantida devido ao risco de incêndio.
Recorde-se que o Governo renovou na passada quinta-feira a situação de alerta em todo o país até quarta-feira, 13 de agosto, devido ao risco elevado de incêndio florestal.
A decisão tem por base a previsão de continuação de temperaturas muito elevadas nos próximos dias e a necessidade de reduzir o número de ignições, reforçando as proibições em vigor.
Entre as medidas aplicadas estão:
Proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, segundo os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios;
Proibição de realização de queimas e queimadas, ficando suspensas as autorizações já emitidas;
Proibição de trabalhos em espaços florestais e rurais com recurso a maquinaria;
Suspensão do uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos.
Estas restrições pretendem prevenir ocorrências graves num período em que as condições meteorológicas favorecem a propagação rápida de incêndios.