“Cidades Inteligentes e o futuro da água: uma perspetiva Internet das Coisas” é o lema da sessão que reúne hoje vários especialistas para discutirem alguns assuntos relacionados com esta temática.
O evento é aberto ao público e tem lugar durante a tarde, a partir das 14h30, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
O objetivo deste colóquio é “consciencializar os intervenientes para a necessidade de uma gestão eficiente e sustentável da água nas cidades inteligentes e apresentar soluções tecnológicas inovadoras para alcançar este objetivo”, sublinha o IPBeja.
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja marca presença nesta iniciativa para apresentar o seu projeto pioneiro, denominado como caso de estudo.
Para além desta entidade participam também alguns laboratórios, como o Laboratório de Sistemas de Informação e Interatividade (LabSI2) e o Laboratório de Sistemas Eletrónicos, Processamento de Sinal e Instrumentação que dão a conhecer os projetos de investigação aplicada ligadas à Internet das Coisas.
O evento é organizado pelos alunos do mestrado em Internet das Coisas da ESTIG, em conjunto com uma empresa que se dedica à engenharia de comunicações, com destaque para a inovação.