IPBeja facilita a integração dos estudantes de mobilidade

O Instituto Politécnico de Beja promove a iniciativa “IPBeja Erasmus Buddy”, de forma a facilitar a integração dos estudantes de mobilidade.

A ação tem como objetivo permitir que os estudantes daquele estabelecimento de ensino se constituam formalmente como “Buddy Erasmus”, ou seja, “um estudante que se disponibiliza para auxiliar na integração de um colega estrangeiro que escolhe o Instituto para a realização do seu período de mobilidade Erasmus”.

O IPBeja explica que, para além de “participarem numa experiência de voluntariado internacional”, os estudantes do Instituto Politécnico que adiram a esta iniciativa “terão a possibilidade de conhecer colegas de outros países, praticar línguas estrangeiras, começar a preparar e a envolver-se nas dinâmicas da mobilidade Erasmus e receber uma certificação final”.

“Na perspetiva dos estudantes estrangeiros, o/a “buddy Erasmus” poderá ser uma preciosa ajuda, principalmente nos primeiros dias, na medida em que ajudará a ultrapassar a barreira linguística e auxiliará nas questões mais práticas como a procura de casa ou quarto, integração na vida académica e conhecer a cidade”, sublinha o comunicado.

No próximo dia 27 de novembro, está prevista uma sessão de esclarecimento sobre o âmbito da iniciativa e qual o papel do “buddy”.

Os interessados em participar na sessão deverão inscrever-se por e-mail junto do Gabinete de Relações Internacionais.