João Dias acusa ministra de “eleitoralismo”

O Grupo Parlamentar do PCP continua atento ao sector das pescas.

Na sequência do despacho publicado no passado dia 25 de Julho, João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, questionou o Governo sobre as restrições impostas à captura de sardinha.

Depois de dirigir várias perguntas ao Governo, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou um aumentou da quota de pesca da sardinha em 25%, o que permitirá aos pescadores capturarem este ano mais 4.000 toneladas e manterem a faina até Outubro.

Após a publicação do despacho com restrições à pesca, a Ministra veio anunciar o aumento da quota numa “atitude eleitoralista e de agrado para com os pescadores”, afirma João Dias.

O parlamentar não compreende as razões que levaram à publicação do despacho que limitava a pesca quando os cruzeiros científicos que têm vindo a ser realizados apontavam para a recuperação dos stocks e abundância de sardinha.

O deputado do PCP eleito por Beja acusa o Governo de prejudicar “os dois extremos da cadeia de valor da sardinha”. Por um lado, os pescadores recebem pouco pela sardinha. Por outro, os consumidores pagam caro. A distribuição arrecada a maior quota com a conivência do Governo, diz João Dias.