
Realizam-se, hoje, as Jornadas Escolares de Odemira, numa iniciativa que conta com a participação de mais de 300 alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho.
Trata-se, segundo o município de Odemira, de “um dia de atividades dedicadas à cultura e património, participação cívica, desporto e promoção ambiental”.
A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.
Ao longo do dia, o Município propõe diversos desafios e atividades em diferentes espaços da vila de Odemira, dirigidas aos vários níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário e profissional.
Para um contacto com gestão autárquica e com a Democracia estão agendadas visitas ao edifício dos Paços do Concelho e à exposição “Testemunhos de abril”.
No desporto, estão previstas visitas às Piscinas e ao Estádio Municipal, onde o andebol é a modalidade a explorar, bem como, a canoagem no rio Mira.
Na componente cultural, estão preparadas visitas ao Moinho de Vento, à Igreja da Misericórdia de Odemira e aos Marcos da Barca na zona ribeirinha, uma Hora do Conto e visita à Biblioteca Municipal José Saramago. No Jardim da Fonte Férrea, os alunos são convidados a plantar árvores, experimentar jogos tradicionais e muitas brincadeiras.
Estão, igualmente, programados momentos de música e pintura de mural no Jardim Sousa Prado.
Com o objetivo de partilhar conhecimento e estimular o interesse pela leitura, o Município de Odemira vai oferecer aos alunos participantes nas Jornadas Escolares um conjunto de obras literárias sobre o concelho de Odemira.