Jornalismo é uma arma “eficaz” no combate à Covid-19

Jornalismo é uma arma “eficaz” no combate à Covid-19

Uma equipa de investigação de três universidades portuguesas, que analisou cerca de três mil notícias publicadas durante as vagas pandémicas que assolaram Portugal, concluiu que o jornalismo constitui uma “arma eficaz” no combate à covid-19.

“Na primeira vaga, a situação epidemiológica não era tão grave quanto pensávamos, mas a cobertura noticiosa foi muita intensa e antecipou-se ao agravamento do quadro sanitário, contribuindo para orientar o comportamento dos cidadãos no sentido de se protegerem”, explica Felisbela Lopes, investigadora da Universidade do Minho (U.Minho).

Os dados deste estudo sugerem que o número de notícias sobre a covid-19 publicadas na primeira vaga foi três vezes maior do que na terceira vaga, num período equivalente.

Os resultados do estudo mostram que, na primeira vaga, para além dos retratos epidemiológicos, “as notícias focaram sobretudo temas de índole social (21%), nomeadamente em torno do trabalho e da educação. Contudo, na segunda vaga, os holofotes mediáticos escamotearam os temas sociais (7%) e voltaram a focar-se na política nacional (20%)”.

“Teria sido importante recentrar a atenção noutras temáticas, porque os políticos ganharam mais visibilidade, mas essa visibilidade nem sempre decorreu de ações reais”, afirma a coordenadora do estudo, em comunicado enviado à Lusa.

A segunda vaga foi também “mais rica” em notícias sobre investigação médico-científica, sobretudo por causa das expectativas em torno dos ensaios clínicos das vacinas contra o Sars-CoV-2 (9%).

Já a terceira vaga foi marcada por um noticiário “particularmente negativo”, que se debruçou sobre os retratos de situação (23%), nomeadamente no que concerne à contagem de mortos por covid-19. Dentro dos temas sociais (17%), a educação volta a ganhar espaço noticioso, o que se explica pelo encerramento das escolas.

Rádio Pax/ Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

13/05/2025
Alvito faz recolha seletiva de biorresíduos da hotelaria e restauração
13/05/2025
“Prémios Cidade+” voltam a galardoar limpeza urbana 
Acidentes
13/05/2025
Estradas do distrito de Beja registam dois mortos
12/05/2025
Época balnear arranca a 14 de junho na praia de Cinco Reis
Ferreira do Alentejo
12/05/2025
Câmara de Ferreira do Alentejo substitui iluminação no Estádio Municipal
Vidigueira
12/05/2025
Câmara de Vidigueira recruta monitores
12/05/2025
Ferreira retoma campanha da cal
12/05/2025
Nova Residência poderá receber estudantes do IPBeja no início do próximo ano letivo