O Laboratório de Química da ACOS- Associação de Agricultores do Sul, encontra-se em funcionamento há 10 anos.
Em nota de imprensa, a ACOS salienta que “a instalação de um laboratório com características inexistentes em Portugal, e o facto de ter sido o primeiro laboratório no nosso país a estar acreditado para análises de azeitona e de bagaço de azeitona constituem factos que distinguiram o percurso do Laboratório da ACOS ao longo destes 10 anos”.
A Associação de Agricultores do Sul sublinha que o Laboratório tem conseguido dar resposta aos vários pedidos que têm sido feitos “quer em termos de capacidade de processamento de amostras, quer em termos de rapidez de emissão de resultados”.
Esta entidade realça ainda que “a competência técnica do Laboratório da ACOS é regularmente atestada por auditores externos à ACOS – que avaliam o desempenho dos técnicos de Laboratório – e pela participação em Ensaios de Comparação Interlaboratorial, de âmbito internacional”.
Helena Monteiro, responsável pelo Laboratório de Química da ACOS, salienta o reconhecimento internacional que este laboratório conquistou nos últimos anos.
Na última década, o Laboratório da ACOS ultrapassou o âmbito regional, contando com vários clientes de algumas regiões do país, como Trás-os-Montes, Douro e Ribatejo.