A Associação Cultural Lendias d’Encantar, a Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC) e o município de Aljustrel abriram uma convocatória para a realização de doze residências artísticas, que irão decorrer até ao próximo mês de julho.
As candidaturas podem ser apresentadas até ao próximo dia 20 de fevereiro por artistas do espaço ibero-americano, tendo em vista a criação coreográfica e teatral, a dramaturgia, a investigação e a produção.
O projeto permite oferecer um espaço aos criadores para investigar durante um mês em torno da dramaturgia, num processo de criação cujo “ponto de partida” é a temática do mundo mineiro, tal como explica António Revez, diretor artístico da Lendias d’Encantar.
Além de uma bolsa no valor de mil euros, cada artista em residência terá direito a um espaço de trabalho, alojamento por quatro semanas e acompanhamento por parte da equipa de trabalho formada pela Lendias d’Encantar, CADAC e pela Câmara de Aljustrel.
Nos termos da convocatória serão selecionados para residência quatro atores, quatro coreógrafos, três dramaturgos e um produtor cultural.
No caso da dramaturgia, as residências iniciam-se em abril e incluem a realização de master classes e conversas “de exploração e aproximação à história e atualidade” da atividade mineira de Aljustrel.
Em simultâneo, os dramaturgos trabalharão na escrita do texto dramático cuja leitura, como encerramento da residência, poderá ser feita pelo próprio autor ou dramatizada por uma equipa de atores.
O formulário de candidatura estará disponível no site da Lendias d’Encantar.