Lista de uniões de freguesias cuja desagregação foi reconfirmada pelo parlamento

Lista de uniões de freguesias cuja desagregação foi reconfirmada pelo parlamento

O parlamento reconfirmou, ontem, um decreto para a desagregação de 135 uniões de freguesia e consequente reposição de 302 destas autarquias segundo os limites territoriais que tinham antes da reforma administrativa de 2013.

O decreto foi aprovado em 17 de janeiro, mas foi devolvido ao parlamento, sem promulgação, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 12 de fevereiro.

Com a confirmação do diploma pelo parlamento, o chefe de Estado terá de promulgar a reposição de freguesias no prazo de oito dias a contar da data da sua receção.

Após a promulgação, o diploma tem de ser publicado até seis meses antes das autárquicas, previstas para o final de setembro ou início de outubro deste ano.

O diploma tem em conta os processos de 135 pedidos de reversão, quase todos de uniões de freguesias de Portugal continental, mas também repõe freguesias que tinham sido extintas, como a de Brenha, na Figueira da Foz, e a de Bicos, em Odemira.

Segundo o enunciado, nos próximos meses existirá um trabalho intenso para preparar a reposição das freguesias a tempo de serem incluídas nas próximas eleições autárquicas.

O diploma estabelece que serão criadas Comissões de Instalação das novas freguesias e ainda Comissões de Extinção das atuais uniões de freguesia.

Os executivos atualmente em exercício nas juntas de freguesia manter-se-ão em funções até à realização das próximas autárquicas.

Em 2013, Portugal reduziu 1.168 freguesias do continente, de 4.260 para as atuais 3.092, por imposição da ‘troika’ em 2012, que deixou de fora as regiões autónomas.

O decreto seguiu um mecanismo especial, simplificado e transitório de criação de freguesias, inscrito no Regime Jurídico de Criação, Modificação ou Extinção de Freguesias, de 2021, especificamente destinado a freguesias agregadas em 2013 que pretendessem separar-se.

No distrito de Beja, esta é a lista de uniões de freguesias (UF) ou freguesias que vão ser desagregadas ou ceder território para que freguesias extintas possam ser repostas na situação em que estavam antes da reforma administrativa de 2013:

Aljustrel:

– UF de Aljustrel e Rio de Moinhos

Almodôvar:

– UF de Almodôvar e Graça dos Padrões

– UF de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires

Ferreira do Alentejo:

– UF de Alfundão e Peroguarda

– UF de Ferreira do Alentejo e Canhestros

Moura:

– UF de Safara e Santo Aleixo da Restauração

Odemira:

– Freguesia de Colos (cede território para repor a extinta freguesia de Bicos)

– Freguesia de Vale de Santiago (cede território para repor a extinta freguesia de Bicos)

Ourique:

– UF de Garvão e Santa Luzia

Serpa:

– UF de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

23/04/2025
PSD: Francisco Caipirra é o Cabeça de Lista à Assembleia Municipal da Vidigueira
23/04/2025
Mariana Mortágua em Beja  
23/04/2025
Livre contra ecopista no ramal de Moura
Aljustrel
23/04/2025
Câmara de Aljustrel satisfeita com requalificação do posto da GNR
22/04/2025
PS Moura acusa PSD de “preocupante falta de noção”  
22/04/2025
Fábio Garcias é o candidato da CDU à Junta de Freguesia da Póvoa de São Miguel
22/04/2025
CDU apresenta manifesto eleitoral em Beja
21/04/2025
PSD Moura acusa Câmara de parar reabilitação do Centro de Saúde