O Litoral Alentejano poderá receber um novo parque eólico promovido pela Galp, destinado a assegurar a energia renovável necessária à produção e armazenamento de hidrogénio verde na unidade da empresa em Sines, no distrito de Setúbal.
O Parque Eólico das Cachenas, que se encontra em fase de estudo prévio, esteve em consulta pública até à última quarta-feira e abrange territórios dos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém e Sines, envolvendo quatro freguesias.
O projeto destina-se à produção de energia para autoconsumo, assegurando o fornecimento elétrico necessário à futura Unidade de Produção de Hidrogénio da Galp, localizada na Zona Industrial e Logística de Sines.
Com uma potência instalada de cerca de 129 megawatts, o parque contará com 19 aerogeradores e uma produção anual estimada de 308 gigawatts-hora, contribuindo para a descarbonização da economia e para o reforço das energias renováveis na região.
A construção deverá durar 20 meses, envolvendo até 188 trabalhadores no pico da obra, e o parque terá uma vida útil estimada de 35 anos.