“Lua Sangrenta” para ver esta madrugada

Na madrugada de 21 de Janeiro (domingo para segunda) o céu vai ter algo de interessante para observar. Trata-se de um eclipse total, aquilo a que habitualmente se designa por Blood Moon ou em Português “Lua Sangrenta”.

Portugal será um dos contemplados, já que a visibilidade deste eclipse será total, mas e existe mesmo, um mas…Terá de fazer directa ou pelo menos colocar o despertador para acordar mais cedo. O fenómeno está agendado para as 2h35 da madrugada.

O nome de si pode parecer assustador mas, na verdade é um dos fenómenos astronómicos mais belos que podemos observar a olho nu.

Este tipo raro de eclipses, só ocorre, quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhadas na perfeição, resumindo, ficando a Terra no meio. Os raios solares projectados não atingem o nosso satélite sendo a sombra do planeta projectada na Lua que escurece. Esta está na fase cheia e mais próxima da Terra (ou perigeu), dá-se aquilo a que os Astrónomos designam de “Super Lua”.

A junção dos dois fenómenos, eclipse lunar e “Super Lua”, originam assim a designada Lua de Sangue. A cor avermelhada  é a consequência da relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e dos raios solares.

O sol emite luzes de todas as cores, mas nesta altura em que a proximidade da Lua é maior ao nosso Planeta, apenas as designadas tonalidades de baixa frequência, como é o caso do vermelho, são reflectidas na atmosfera terrestre para o satélite natural, dando origem a uma “Lua Vermelha”.